Quem somos

O Instituto Salto mapeia, sistematiza e escala melhores práticas da educação brasileira para apoiar um salto na qualidade, equidade e no acesso.

Nossa história

O Brasil, com toda a sua riqueza cultural, ambiental, social e econômica, não avança tanto quanto poderia. Embora o país se desenvolva bem em alguns setores, o desenvolvimento na educação é gradual e há um enorme potencial a ser realizado.

Há focos isolados de excelência, mas a necessidade de uma abordagem sistemática para identificar, assimilar e escalar melhores práticas é imperativa.

Uma organização dedicada a mapear, sistematizar e escalar as melhores práticas educacionais em todo o Brasil pode desempenhar um papel transformador. O Instituto Salto é essa organização.

Nossa equipe

O Instituto Salto possui uma equipe altamente qualificada com experiências importantes nacionais e internacionais em gestão pública, política educacional, economia, administração e inovação.

Rafael Parente

cofundador e presidente

Claudia Costin

Cofundadora e presidente do Conselho Deliberativo

Marcos Moraes

Diretor de Operações

Cristiano Americano

Consultor de comunicação e relacionamento

plugins premium WordPress
Rafael Parente é CEO do Instituto Salto, coautor do livro “Como educar famílias para futuros desafiadores”, professor, PhD em educação pela Universidade de Nova York (NYU) e associado efetivo do Movimento Todos pela Educação. Foi CEO da BEI Educação, secretário de estado de Educação do Distrito Federal, cofundador e diretor da EduFuturo e do LABi, e foi subsecretário de educação no município do Rio de Janeiro. Com diferentes equipes, criou e implementou projetos inovadores como o EducaDF, o programa Educação na Veia, a metodologia Conecturma, a plataforma Educopédia, e a escola GENTE, na Rocinha.
Claudia Costin é presidente do Instituto Singularidades, um centro de referência em formação de professores e especialistas em educação. Fundou e dirigiu o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e, em 2019, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, tendo lecionado também na PUC-SP, no Insper e na Enap (Canadá). Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É cofundadora do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o UIL – Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida – Institute for Lifelong Learning – da Unesco e o Conselho da Qatar Foundation.

Mestre em Administração Pública e graduado em Administração pela Fundação Getulio Vargas, tem experiência na iniciativa privada, governo e terceiro setor. Foi gerente-executivo do FGV CEIPE e diretor administrativo-financeiro do Instituto de Previdência do Maranhão.

Formada em Relações Internacionais pelo Universidade Federal Fluminense e em Administração Pública na Escola de Políticas e Estratégias Globais (GPS) da Universidade da Califórnia, San Diego. Laura trabalha no setor educacional no Brasil e internacionalmente há vários anos. Ela foi Analista de Pesquisa Sênior no Centro para Educação Universal do Instituto Brookings e Program Officer no Columbia Global Center no Rio de Janeiro entre 2017 – 2020.
Professor de História do Ensino Médio com 18 anos de experiência. Doutor em História Política Contemporânea pela UnB com doutorado sanduíche na Universidade de Princeton. Bacharel e mestre em história cultural pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP Especialista em educação internacional pela universidade de Shiga, Japão (2007 a 2009). Fellow do programa New Leaders Generation do McCain Institute (Cohort 2021). Ex-Subsecretário de Inovação e Assessor Especial da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Já atuou como Diretor de educação em tempo integral da SEEDF e gerente de educação Ambiental, patrimonial, língua estrangeira e arte-educação da SEEDF. Coordenador do programa de resposta educacional à crise da COVID-19 do governo do Distrito Federal.
Com MBA em Relações Governamentais pela FGV, é relações públicas e designer, pelo Instituto Europeu de Design, rede internacional de escolas de design, com prática nos campos da educação e de pesquisa, para as áreas de design e comunicação. Atua na área da educação desde 2011, quando foi convidado pelo subsecretário de novas tecnologias educacionais da SME RJ, sob a gestão da secretária Claudia Costin, para a coordenação e gestão de parcerias do projeto GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. Entre 2014 e 2016, foi responsável pela área de relacionamento e eventos da ONG LABi – Laboratório de Inovação Educacional. Na área de arquitetura e design, participou da concepção, montagem e curadoria da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília, além de outros projetos.