Nossa atuação
O Instituto Salto tem a missão de escalar a educação no Brasil.
Frentes
Produção de Conhecimento
Gerar e disseminar conhecimento sobre escalabilidade e políticas educacionais para influenciar a adoção de políticas e práticas inovadoras e baseadas em evidências no formato e na linguagem que o ecossistema demanda.
Inovação
Apoiar tecnicamente as redes públicas de ensino e o terceiro setor para a ressignificação de modelos e espaços educacionais, acelerando a transformação da educação.
Comunicação & Mobilização Social
Criar e difundir estratégias de comunicação que objetivem a mobilização, a participação e a pressão social focados no sucesso acadêmico dos alunos e no engajamento das famílias e comunidades nas questões educacionais.
Formação
Construir percursos formativos com base em melhores práticas para desenvolver em educadores e gestores atitudes, habilidades e competências fundamentais para a liderança e a transformação da educação.
Projetos Prioritários
Conheça, abaixo, alguns dos projetos em desenvolvimento pelo Instituto Salto:
Laboratório de ganho de escala
Acreditamos que a combinação de estratégias técnicas e políticas são fundamentais para escalar boas práticas baseadas em evidências, fortalecendo a capacidade das redes e o sucesso da escalabilidade.
Utilizaremos o conhecimento e a metodologia dos Real Time Scaling Labs para apoiar o processo de expansão de projetos e políticas importantes, a partir de laboratórios de inovação e de ganho de escala em diferentes esferas de governos.
Criaremos uma rede entre essas equipes para troca de conhecimento em níveis nacional e internacional.
Formação de coordenadores pedagógicos em escala
Temos por objetivo chegar à melhor política pública possível de formação de coordenadores pedagógicos em escala.
Partiremos do mapeamento de referências nacionais e internacionais e seguiremos para a implementação de pilotos em 2 ou 3 redes com formações baseadas em trilhas formativas individualizadas, com competências e capacidades técnicas e de liderança, visando valorizar e apoiar o coordenador pedagógico, que é um profissional estratégico nas escolas.
O trabalho será continuamente avaliado, de modo a possibilitar ajustes e a replicação em escala.
Escolas vocacionadas em escala
Nosso objetivo neste projeto é acelerar a transformação de modelos escolares, a ressignificação de espaços, práticas, rotinas e crenças, para que os jovens possam se apaixonar novamente pelo processo de aprendizagem e por suas escolas.
Queremos criar uma rede de escolas vocacionadas que atenderá centenas de milhares de jovens, atuará como hub de formação de professores e criará materiais e recursos relacionados ao aprendizado baseado em projetos.
Temos como referências os Ginásios Pernambucanos, os Ginásios Experimentais Cariocas, e experiências internacionais como a metodologia Reggio Emilia, a New York City Charter School of the Arts e o Project Zero, da Universidade de Harvard
Observatório da Inclusão Digital na Escola
A partir do conhecimento produzido pelo OTec (Observatório Tecnologia na Escola) e do Laboratório de Escala, criaremos um sistema capaz de apoiar gestores no desenho e na implementação de políticas de integração de novas tecnologias e de inclusão digital nas escolas.
Mentorias para secretários e gestores do alto escalão
O programa tem por objetivo desenvolver competências pessoais, relacionais e de gestão e, assim, aprimorar suas capacidades, estratégias e resultados. Nosso programa de mentoria é caracterizado por uma abordagem estruturada, com objetivos claros, respeito mútuo e comunicação consistente.
Nós vamos além da orientação dos mentorados em suas jornadas profissionais. Promovemos o crescimento pessoal, utilizando uma combinação de ferramentas e metodologias tradicionais e modernas.
Uso de aulas digitais com inteligência artificial em escala
Com o avanço da conectividade das escolas, o uso de plataformas adaptativas que sejam de fácil utilização associadas à inteligência artificial surge como uma ferramenta para impulsionar a personalização do aprendizado e o engajamento dos alunos. Auxiliaremos o município do Rio de Janeiro na atualização da Educopédia, com foco nos anos finais e dotada de inteligência artificial. O impacto da Educopédia no aprendizado dos alunos foi verificado por diversas pesquisas, inclusive pelo Banco Mundial.