O Instituto Salto tem o prazer de anunciar o lançamento de sua primeira publicação, “O Salto 1: É preciso falar sobre como escalar políticas e projetos educacionais no Brasil”, um trabalho pioneiro sobre estratégias para escalar políticas e projetos educacionais em todo o país. O evento de lançamento ocorrerá em 5 de dezembro na Casa Firjan, em Botafogo, e contará com a presença de especialistas internacionais e nacionais em educação e políticas públicas.
Como uma aceleradora social sem fins lucrativos dedicada a escalar as melhores práticas em educação pública, o Instituto Salto foi cofundado por Rafael Parente, ex-Secretário de Educação do Distrito Federal, e Claudia Costin, ex-Ministra. O instituto visa ser uma instituição reconhecida pela liderança no conhecimento gerado e compartilhado de ganho de escala de políticas públicas e iniciativas educacionais.
Destaque para especialistas internacionais
O evento reunirá figuras internacionais como Brad Olsen, da Brookings Institution (Washington DC), David Albury (Innovation Unit – Londres), Diego Brust (Fundación Ceibal – Uruguai) e Tendekai Mukoyi (Youth Impact – Botsuana), destacando a perspectiva e o conhecimento global sobre o assunto.
Insights de Rafael Parente, Diretor Executivo
Rafael Parente, presidente do Instituto Salto e PhD em Educação pela New York University, sublinha a importância da implementação eficaz na educação: “Poderíamos ter alcançado resultados mais robustos se tivéssemos empregado o conhecimento, as ferramentas e as metodologias já disponíveis para implementar e escalar de forma efetiva nossas políticas e programas educacionais no Brasil”, ele afirma. “Não podemos perder mais tempo na educação. É crucial acelerar a adoção das melhores práticas, aprendendo com modelos de sucesso tanto no Brasil quanto no exterior.”
Perspectiva de Claudia Costin, Co-Fundadora
Claudia Costin, co-fundadora e presidente do conselho do Instituto Salto, adiciona sua visão sobre os desafios na implementação de políticas educacionais no Brasil. “Embora a educação brasileira tenha avançado, ainda enfrentamos obstáculos na implementação de políticas educacionais. Nosso papel neste evento e no livro é o de compartilhar ferramentas e metodologias testadas que possam auxiliar as redes a garantir uma transformação mais rápida e abrangente da educação, alcançando todos os alunos.”
Detalhes do evento e participantes notáveis
O evento também contará com a presença de Kátia Schweickardt, Secretária de Educação Básica do MEC; Renan Ferreirinha, Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Priscila Cruz, Presidente-Executiva de Todos pela Educação; e Israel Batista, ex-Presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação.
Publicação e Missão do Instituto Salto
“O Salto 1” é uma publicação fundamental para o Instituto, destacando uma equipe de especialistas focada em tornar a educação mais acessível, equitativa e de alta qualidade. A publicação aborda temas-chave como adaptação reflexiva e inovação em práticas educacionais, além de ferramentas, recomendações e metodologias para o ganho de escala de iniciativas educacionais.
Livro-O-Salto-1-EBOOK.pdf (632 downloads )Mais informações e inscrição para o evento
Para mais informações sobre o evento e “O Salto 1: É preciso falar sobre como escalar políticas e projetos educacionais no Brasil”, visite institutosalto.org.br e siga @instituto.salto no Instagram. Inscrições gratuitas para o evento estão disponíveis até o dia 4 de dezembro na plataforma Sympla.
🗓️ Data: 5 de Dezembro de 2023
🕗 Horário: 8h00 – 12h30
📍 Local: Casa Firjan, Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, Rio de Janeiro
Assessoria de Imprensa:
Fornecemos credenciais para imprensa
Rafael Parente e Claudia Costin disponíveis para entrevistas
Contato: Cristiano Americano – 21 99897 7292
Parceiros importantes apoiam esta iniciativa: Brookings Institution, Instituto Unibanco, Fundação Lemann, Movimento Bem Maior, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e o Itaú Social.
2 respostas
Somos Gestor de Educação Profissional e tecnológica, acreditamos que os processos de escalar exemplos consistentes e consequentes, depende de boas formações na gestão(modernização multi lateral), a busca da qualificação dos instrumentos e metodologias didáticas e equipamentos públicos disruptivos e atualizados com as tendências , trazendo as ilhas de futuro para o presente, uma reflexão….ex Coordenador Geral do Fórum dos Diretores, ex Diretor da primeira escola Ferroviário do Brasil(ETET SILVA FREIRE-FAETEC) e Membro do Instituto de Qualidade Ferroviária(mov. protagonizado pelo empresariado do setor)
Mudanças urgente.
Dado o primeiro passo/salto/pulo.
Acompanhar muito de perto, e ajudar e colaborar no que for possível.